Como é feita a limpeza da Fossa Séptica?

Como é feita a limpeza da Fossa Séptica?

A fossa séptica está presente em muitos imóveis a fim de coletar, separar e realizar um tratamento primário do esgoto. Ou seja, a fossa séptica recebe os efluentes provenientes da casa. Sendo assim, é indispensável realizar uma limpeza regular na fossa a fim de evitar o mau funcionamento e, consequentemente problemas, como:

— Contaminação do meio ambiente, especialmente água e solo;
— Proliferação de insetos, como moscas e baratas;
— Disseminação de doenças;
— Mau cheiro no local;
— Problemas nas tubulações.

Qual é a importância da limpeza da fossa?

Todos os problemas citados anteriormente podem ser evitados com a limpeza regular da fossa. Além disso, é importante deixar claro que a fossa séptica funciona através de bactérias que transformam a matéria orgânica em lodo.
Então se esse sistema não estiver funcionando corretamente para as bactérias, a fossa séptica não irá cumprir seu objetivo corretamente.  São por esses motivos que a limpeza da fossa séptica é uma etapa importante e necessária para que o equipamento cumpra sua função adequadamente.

Quando preciso fazer a limpeza da fossa?

O tempo para a limpeza de cada fossa séptica pode variar muito segundo as suas características de funcionamento e de uso. Por exemplo, questões como a frequência do uso, número de usuários por fossa, volume de água e tamanho da fossa fazem muita diferença. No entanto, é possível dizer que a limpeza da fossa séptica é realizada, na maioria das vezes, anualmente.

Como funciona o processo de limpeza da fossa?

Primeiramente, vale ressaltar que a limpeza da fossa séptica é um processo complexo e deve ser realizado com muito cuidado a fim de não contaminar o meio ambiente e evitar o risco à saúde.
Sendo assim, esse procedimento deve ser feito por empresas especializadas no serviço de limpeza de fossa séptica que possuem profissionais experientes para que todas as etapas do processo sejam realizadas conforme a legislação.

Geralmente, as etapas da limpeza consistem em:

1) Remoção dos gases que ficam na fossa. Para isso é necessário deixar a fossa aberta por um tempo;
2) Remoção dos resíduos da fossa através de uma mangueira de sucção. Ressalta-se que nessa etapa não é removido todo o lodo, tendo em vista que é importante deixar uma pequena quantidade para que o sistema que depende das bactérias continue funcionando adequadamente;
3) Transferência desse resíduo para um caminhão especializado, o qual irá destinar corretamente esse material, conforme a legislação vigente;

Por fim, lembre-se sempre de contratar uma empresa especializada no ramo de limpeza de fossa séptica, pois assim você estará garantindo que a sua fossa séptica funcione sem problemas por mais tempo, além de assegurar que o meio ambiente estará protegido e o bem-estar de todos os moradores também!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *